O dia de finados simboliza o amor, carinho e homenagem aos nossos queridos que se foram de nosso convívio. Nos deixaram, mas permanecem vivos em nossa lembrança, em nosso amor. Pessoas que nos ensinaram, nos fizeram corrigir rumos, nos colocaram limites, nos protegeram, nos deram carinho e amor. Hoje, não podemos interagir, mas podemos lembrar, aprender com suas atitudes e continuar amando-os.
Existem, também, aqueles queridos não tão próximos que nos alegraram, nos emocionaram com sua arte ou suas atitudes, nos ajudaram em nossa educação formal, em nossa cidadania.
Outros houveram, não queridos, que por ações equivocadas, nos ensinaram que limites são precisos e fundamentais, para que haja ética e justiça.
Se pensarmos nas gerações que sucedemos, vamos entender que devemos muito do que somos à elas e temos o compromisso de entregar um mundo melhor a quem nos suceda.
Flores e velas são os símbolos singelos e lúdicos de nossa homenagem. As flores que transmitem delicadeza e beleza. As velas que com sua chama nos ilumina, nos acalenta e vivifica lembranças.
Finados é um dia de reflexões, recordações e, essencialmente, de profunda paz!