Velas e a conexão com a espiritualidade
12 de outubro, dia de acender vela para Nossa Senhora Aparecida
As velas são artigos importantes para aquecer a fé dos fiéis de muitas religiões. No Brasil, a predominância da fé cristã católica ajudou a espalhar em muitos cantos do país a simpatia pela cultura de acender velas.
Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é uma das figuras cristãs que possui mais devotos. Há, inclusive uma catedral monumental erguida em sua homenagem na cidade de Aparecida do Norte - SP, que recebe milhões de peregrinos de todas as partes do Brasil, especialmente em outubro, no dia 12, quando se comemora o dia de Nossa Senhora Aparecida.
Juntamente com toda essa devoção, existe a chama do fogo da vela, simbolizando a fé que nunca se apaga. Sim, muitos religiosos acendem velas motivados por uma força maior, a chama do amor e da fé que reside em cada coração.
Nosso país é um berço que acolhe e abriga milhares de cristãos, cuja tradição da vela é acompanhada e endossada pelas passagens bíblicas, como podemos ler numa de suas citações - "aquele que vive sua fé brilha como a luz”, disse Jesus ao comparar a fé à luz da vela.
Dizem que ao acender uma vela, estamos procurando uma conexão com a espiritualidade para fazer pedidos, agradecimentos, ou apenas como ato de devoção por um santo, um anjo, entre outras divindades.
As velas votivas de 7 dias são as preferidas para momentos que pedem uma conexão mais profunda com seus santos de devoção e são uma das favoritas dos devotos de Nossa Senhora Aparecida. Cada religião tem seu modo de lidar com os rituais em que as velas fazem parte, o importante é respeitar a fé de todo homem religioso e criar, você mesmo, o seu modo de se conectar com o bem maior.